Máquinas Imagesetters (que produzem fotolito a partir do computador) são muito exigentes. Qualquer erro ou esquecimento com certeza comprometerá o resultado. Estes equipamentos trabalham utilizando a linguagem de descrição de página conhecido por PostScript. Portanto, mesmo que determinado arquivo, impresso em sua impressora a jato de tinta aparente estar OK, pode ser que alguns elementos se percam quando o mesmo arquivo for processado em PostScript. Para evitar maiores transtornos, e certificar que o resultado final esteja dentro do que você esperava, listamos abaixo algumas dicas que, se seguidas corretamente, produzirão um trabalho perfeito.

1 - Ferramenta correta: Sempre faça a diagramação do trabalho em programas específicos para tal fim, como Adobe Page Maker, QuarkXpress, CorelDraw, Adobe Illustrator, etc. Programas como Microsoft Word são apenas processadores de texto (embora incluam muitas facilidades), mas possuem recursos limitados com relação a produção de fotolitos profissionais, portanto, muita coisa pode se perder na conversão. Outro programa que possui pouca compatibilidade com saídas profissionais é o Microsoft PowerPoint, pelas mesmas razões acima. Utilize o Word apenas para enviar texto corrido para ser posteriormente diagramado.

2 - Tipologia: Fontes são arquivos que descrevem tipos de letras que você pode utilizar na sua arte. O fato de seu computador possuir uma determinada fonte não significa necessariamente que todos os computadores a possuam. Portanto, envie juntamente com seu arquivo as fontes que você utilizou na composição de seu trabalho. Elas se encontram normalmente no diretório \WINDOWS\SYSTEM do Windows 3.11 ou no diretório \WINDOWS\FONTS\ do Windows 95, ou \WINDOWS\PSFONTS\PFB, se possuir Adobe TypeManager. No Mac, provavelmente no System Folder/Fonts. Não e neeessário copiar todas as fontes, apenas as utilizadas no trabalho.

3 -Links: são os arquivos adicionais que compoem seu trabalho (scanners, ilustrações, etc.). Uma regra muito importante para a saída em PostScript é NUNCA utilizar cut/paste (por ex. dar Copy de uma ilustração no CorelDraw e Paste no PageMaker). Imagens inseridas no arquivo através deste método terão processamento errôneo pelo PostScript (podem sair cortados, com cores trocadas e até mesmo sair em branco). A única maneira segura é, no caso de scanners (imagens scaneadas), criar um arquivo .TIF (não use .BMP nem PCX) do scanner e as inserir através do comando PLACE do PageMaker. Com relação à ilustrações (desenhos vetorizados de Corel etc.), exportar para .EPS (encapsulated postscript) no CorelDraw e importar no PageMaker através do comando PLACE. Não esqueça de enviar todos os arquivos (.TIF e .EPS) junto com o arquivo do PageMaker, pois no momento da impressão ele irá procurar por estes arquivos. Crie tabelas no próprio PageMaker ou através do Table Editor, e envie o arquivo .TBL junto com o arquivo. A mesmas regras acima valem para a maioria dos programas de editoração eletrônica.

4 - Imagens: Não envie impressões de Offset, Jato de Tinta nem Xerox como originais das imagens a serem inseridas pelo bureau na saída do arquivo. A qualidade destes materiais para originais é sofrível, e quando forem scaneadas e processadas perderão ainda mais sua qualidade. O tamanho do original também é importante. Envie originais compatíveis com o tamanho final no trabalho. Originais muito pequenos perderão qualidade se ampliados muito na saída. Lembramos ainda que fotos coloridas convertidas para preto e branco perdem muito contraste. Envie originais compatíveis com a saída final do trabalho. Imagens já scaneadas enviadas via disquete devem seguir a seguinte orientação, para tamanho original, utilizar a resolução de 250 dpi. Proporcionalizar na razão proposta caso a imagem seja menor ou maior (ex. se for utilizada com o dobro do tamanho, utiiizar 500 dpi, e assim por diante). Se o seu scanner possuir controle de escala, fixe a resolução em 250 dpi e trabalhe só com escalas. Com relação às cores, lembre-se de que o processo de impressão na gráfica utiliza-se de 4 cores básicas: Cyan (azul claro), magenta (rosa forte), amarelo e preto. O computador utiliza 3 cores (Red -Vermelho, Green - verde e Blue - azul). Antes de ajustar suas imagens, converta-as de RGB para CMYK, caso contrário, poderá haver alteração de tons quando o arquivo for processado pelo bureau. Imagens PB (preto e branco) e Grayscale (tons de cinza) não requerem este cuidado.


Mídias para envio de trabalhos:
Midia
Capacidade
Disquete
1,44 Mb
Zip
100 Mb
CD
650 Mb
DVD
4,7 Gb
Programa
Plataforma
CorelDraw
PC
CorelDraw
MAC
PageMaker
PC/MAC
Freehand
PC/MAC
Adobe Illustrator
PC/MAC
Adobe In Design
PC/MAC
Adobe Photoshop
PC/MAC
Quark
XPress
PC/MAC
Postscript
PC/MAC


Formatos dos papeis mais comuns
Formato
Larg x Altura (mm)
Larg x Altura (poleg)
A0
841 X 1189
33.11 X 46.81
A1 
694 X 811
23.39 X 33.11
A2 
420 X 594
16.54 X 23.39
A3 
297 X 420
11.69 X 16.64
A4 
210 X 297
8.27 X 11.69
A5 
148 X 210
5.83 X 8.27
A6 
105 X 148
4.13 X 6.83
A7 
74 X 108
2.91 X 4.13
A8 
52 X 74
2.05 X 2.91
A9 
37 X 52
1.46 X 2.05
A10 
26 X 37 
1.02 X 1.46
B0 
1000 X 1411
39.37 X 55.67
B1 
707 X 1000
27.83 X 39.37
B2 
500 X 707 
19.68 X 27.83
B3 
353 X 500 
13.90 X 19.68
B4 
250 X 353 
9.84 X 13.90
B5 
176 X 250 
6.93 X 9.84
B6 
125 X 176 
4.92 X 6.93
B7 
88 X 125 
3.40 X 4.92
B8 
62 X 88 
2.44 X 3.46
B9 
44 X 62 
1.73 X 2.44
B10 
31 X 44 
1.22 X 1.73
Tablóide 
280 X 420
11.02 X 18.89